quarta-feira, 15 de julho de 2009

Jogo de Percepção Temporal

"Divisão da pulsação" Nesta atividade relacionamos para cada pulsação o número de sílabas da divisão: Para uma sílaba, usamos "ta" Para duas sílabas: "tati" E para quatro sílabas: "tatutito" Observe que no pentagrama, cada "palavra" equivale a um valor, a saber, em um compasso 4/4, o "ta" representaria uma semibreve; o "tati", uma mínima e o "tatutito", uma semínima. Recorte papel cartão, EVA ou outro material em medida de aproximadamente 30X10 e escreva em cada um deles uma dessas palavras (ta, tati ou tatutito). Arrume-os em seqüência, como nas imagens abaixo:
Caminhe marcando cada passo, ao lado de um desses símbolos,como na imagem: Ande sempre na mesma velocidade, fazendo com que o "ta", "tati" ou "tatutito" caiba em cada passo, ou seja, o tatutito ocupará o mesmo espaço de tempo, sendo necessário que fale depressinha. Então, comece devagar para não ter que pronunciar o tatutito muito rapidamente. Marque os tempos com passos e palmas. Convide uma criança para fazer essa caminhada com você, de mãos dadas, eles adoram e todos vão querer participar.
Depois troque as palavras por instrumentos. Por exemplo: Um tambor marca o "ta", a maraca marca o "tati" e o reco-reco marca o "tatutito", outro instrumento pode marcar todas as sílabas. Parabéns, está começando a construir sua bandinha rítmica! Outra possibilidade é a seguinte: Divida a turma em dois grupos; escolha duas crianças para fazerem a caminhada, sendo que uma começa pelo último cartão à esquerda e outro começa do último cartão à direita; as duas crianças devem marcar os passos ao mesmo tempo, e cada grupo vai acompanhar uma das crianças. O resultado é muito interessante.

Para variar ainda mais, quando já estiverem íntimos desse jogo, eles podem começar a criar textos para acompanhar o rítmo do jogo, e assim por diante conforme a criatividade permitir. Agradecimento: Agradeço a Beatriz Helena (Bia), por fazer as imagens na aula de Musicalização Infantil. Educação a Distância