domingo, 5 de julho de 2009

Bandinha Rítmica

Na Educação Infantil, é comum formarmos conjuntos instrumentais como a bandinha rítmica, que pode limitar-se a reproduzir arranjos elaborados anteriormente pelo professor, ou sugerido por bibliografias especializadas. Este trabalho tem grande importância, mas há possibilidade de ainda se conquistar resultados mais eficientes e prazerosos para nossas crianças, se ampliarmos o trabalho, incluindo a criação e elaboração de arranjos simples, que podem nascer de brincadeiras dirigidas, que provocarão a criação de forma intuitiva por parte das próprias crianças.
Uma sugestão é começar por confeccionarem seus próprios instrumentos. No projeto em que trabalho atualmente, iniciamos pela confecção de um pau-de-chuva, caso deseje assistir o vídeo, clique aqui.
O segundo instrumento que confeccionamos foi a maraca. Veja abaixo, a imagem e o passo-a-passo da confecção.




Todos os instrumentos propostos pelo trabalho que realizo são confeccionados com materiais reaproveitados, e pelas próprias crianças, no entanto, estas que confeccionam são as maiores, à partir de dez anos, cuja habilidade manual já está mais desenvolvida tornando-se menos prováveis os acidentes. O material utilizado para a confecção da maraca são: 1 cabo de vassoura (1 cabo faz três maracas), pregos grandes, tampinhas metálicas de garrafas, lixa de madeira 320, tinta e pincel. O modo de preparo é muito simples, basta tirar o plástico que reveste internamente as tampinhas, fazer um furo em cada tampinha de modo que o prego passe com folga, sem que a cabeça passe para o outro lado do orifício, e juntar cinco tampinhas em cada prego, depois fixá-los no cabo de vassoura, já pintado, com uma distância que torne impossível cada conjunto de tampinhas tocar no outro.
Está pronta a maraca. Este instrumento tão simples, é adorado pelas crianças, tanto quanto o pau-de-chuva.
O terceiro instrumento é o tambor, muito fácil de fazer e tem um som muito gostosinho, as crianças apreciam bastante também!



O material utilizado para a confecção dos tambores, no caso da foto acima, são: luvas de látex, latas de pêssego em caldas ou leite em pó, fita adesiva e tesoura.
Basta cortar a luva, em forma de círculo, maior que o diâmetro da tampa da lata, despreze o resto. Tome o círculo que cortou, estique bem sobre o lado aberto (onde ficava a tampa) e passe fita adesiva ao redor pra firmar. Está pronto. Depois é só fazer as baquetas, com bolinhas de desodorante rolon, tampa de shampoo, rolha de cortiça ou outro material, conforme sua criatividade.

O reco-reco, também é uma boa opção de instrumento alternativo. Na imagem abaixo, vê-se alguns. Os feitos de madeira, como cabo de vassoura, não são tão bons, pois o som de volume baixo, desaparece entre os outros instrumentos. O ideal é que se faça de pvc ou bambú ou ao invés de limar esses materiais, se utilize arame espiral, desses utilizados na encadernação dos livros. caso opte por este material, basta prender cada extremidade, com um prego, em uma base de madeira e pronto.



Quanto aos instrumentos de altura definida, optamos por utilizar a flauta-doce soprano. É barata, fácil de manusear e o som agrada muito as crianças, então, os mais interessados, apanham sua flautinha e praticam nela, com uma só mão, o que nos possibilita usar as notas sol, lá, si, dó e ré, para iniciar a adaptação das mãos ao intrumento e criar o hábito de emitir tais notas. Sem nenhuma cobrança de que conheçam tais notas ou seu posicionamento na partitura.



Uma sugestão, caso você esteja iniciando seu trabalho, ou querendo saber um pouco mais sobre, como trabalhar com as crianças dentro deste conceito, é o livro Musica na Educação Infantil, de Teca Alencar de Brito.

Empregos Manager Online